Professores do Brasil – Blogagem Coletiva – Participe


O Ponderantes está promovendo a blogagem coletiva Professores do Brasil. O evento ocorrerá na mesma data em que se comemora o dia desses profissionais que, embora sejam imprescindíveis à sociedade, estão cada vez menos valorizados.


Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto – Professores do Brasil – no próximo dia 15 de outubro de 2009. Seu post pode conter, por exemplo, um texto crítico, um protesto, uma homenagem através de poesia, um relato sobre um professor que marcou sua vida, uma imagem, um vídeo ou o que sua criatividade desejar.

Procedimentos para participar:

1) Deixe seu nome e endereço do seu blog na caixa de comentários no final da página que você está lendo agora,
2) Insira em seu blog o selo da coletiva,
3) Escreva um post em seu blog divulgando o evento com o link da blogagem coletiva,
4) No dia 15 de outubro, você irá publicar em seu blog o post que você produziu sobre “Professores do Brasil”.


OBS: Blogueiros de outros países também podem participar.

Se tiver alguma dúvida, basta me perguntar.
Obrigado e espero que todos participem.


O selo abaixo é o que você irá inserir em seu blog. Basta copiar o código e colar no seu layout




Até o momento, já confirmaram participação na blogagem coletiva os seguintes blogs:

1. Na casa da Vovó – Rô
2. Nosso-Cotidiano – Hugo
3. Blog do Luis Hipolito – Luis
4. Filosofar é Preciso – Marise
5. Moniquinhaquinquinha – Mônica
6. Blog do Catarino – Catarino
7. Sakuxeio – J. Neto
8. Muleque Doido – Rafael
9. Le-Tranças - Weslley
10. EAD – Joyce Sanchotene
11. Eletricteen – Lúcia
12. Pé de Cogumelo – Albert
13. Makacoloko - Makaco loko
14. Jogatina Virtual – Jogatina Virtual
15. Enquete Maluca – Enquete Maluca
16. Lista de MSN – Lista de MSN
17. Bate Papo X – Bate Papo X
18. Patinha Lol – Patinha
19. Professora Elaine – Elaine
20. Blog da Marli – Marli
21. Minha Literatura Agora – James
22. Cuidando do Corpo – Vânia
23. Vitta Saudável – Bronye
24. O Equador das Coisas - Germano
25. A Folha em Brando - Gleydson
26. Luz de Luma, yes party! - Luma
27. Eu-Lírico - Eurico
28. EduCAOS: A Batalha Final - Alexandre
29. Alma Inquieta - Alma Inquieta
30. Dica Borges - Dica
31. Educação a Distância - Joyce Sanchotene
32. Sarau para todos - Joyce Sanchotene
33. Coisas Minhas - Joyce Sanchotene
34. Aconchego de Ideias - Rosiane
35. Política sem Medo - Política sem Medo
36. Brasil - Liberdade e Democracia - Languardia
37. Atentos Já - Paulo
38. O Diário Filipense - Paulo
39. Devaneios do Cotidiano - Andreia
40. O Livro de Amynon - Diego
41. Compondo o Olhar - Ivany
42. Orgulho de Ser - Nade
43. Lápis de Memória - J. Bosco
44. Marta Bellini - Marta
45. Blog do Cachorro Louco - Cachorro Louco
46. NECTAN Reflexões - Jorge
47. Crescer dá trabalho - Jeanne
48. Freud Flintstones - Freud
49. Pouco de Tudo - Dan
50. Ao pé do ouvido - Cristina
51. Anseios de Vida - Adelia
52. Memórias de Aquariana - Camila
53. Os meus óculos do mundo - Teresa
54. Dalla Blog - Marcelo Dalla
55. Blog da Nathy Ma - Nathalia
56. Fazendo a diferença - Cris
57. Brasil do Bem - Janeisa
58. Re-Novidade - Éverton
59. Os Desinformantes - Ran
60. Fio de Ariadne - Vanessa
61. Reflexões e opiniões - Vanna
62. Professora Suzana - Suzana
63. Cristiane Marino - Cristiane
64. Re Confessions - Renato
65. "Mulher é desdobrável. Eu sou." - Tati
66. Atividades de Eliana - Eliana
67. MARI AMORIM BRINCANDO COM A RIMA - Mari
68. Ideias em Arte-Educação - Argentino
69. Simplesmente Maria - Maria Luiza
70. Pérolas Esparsas - Vera
71. Coisas Banais - Ana Filipa
72. Alfabetização em Foco - Lenira, Deolinda, Claudiane, Vanda
73. Joyce Pianchao - Joyce Pianchao
74. Abrazar la Vida - Marcelo Moraes
75. Prof. Lenilda - Lenilda
76. Caixa do Júnior - Júnior Silva
77. Viraletras - Jô
78. Sutilmente - Mila
79. O PC e a Criança - Jenny
80. Conversas Cartomânticas - Emanuel
81. Releituras do Mundo - Elzenir
82. Pilares Consultoria Pedagógica - Renata Calasans
83. Amo a Educação Infantil - Renata Calasans
84. Cantinho da Tia Sil - Silvana
85. Cantinho Infantil Tia Lane - Eliane
86. Sobre mim? Talvez... - Sabrina
87. Cachorro Solitário - Diogo
88. Professora Joaninha - Professora Joaninha
89. Grupo de Sábado - Vanessa Crecci
90. Educar Já - Cybele
91. Diário da Educação - Tathiana
92. Anotações da Prô Rirela - Rirela
93. Ponte Educacional - Aloizia
94. Aulas 100 - Marcos
95. Métodos e Atividades do EJA - Ailce Costa
96. ARTS SI - Simone
97. Tecnologia e Educação - Wanessa Cardoso
98. Amo Alfabetizar - Carla
99. Fabiola e Cia - Fabiola
100. Creche Luíza de Marilac - Fabiola
101. Sonho Meu - Fabiola
102. Professoras Muito Maluquinhas - Fabiola
103. Cantinho da Educação Infantil - Fabiola
104. Cantinho do Bebê - Fabiola
Arte e Educação - Fabiola
105. Sucata da Educação - Fabiola
106. Caldeirão de Ideias - Robson
107. Bloguinho da Vânia - Vânia
108. Nada Contra o Verso - Adri
109. Officina de Ideias - Renata Santos
110. Arte em Educar - Graziele
111. Espaço Pedagógico - Flávia
112. Blog da Tia Aninha - Tia Aninha
113. Este Blog é Minha Rua - Márcio
114. Palavras e Antídotos - Andrea
Educando e Educador - Sulapiesan
115. Formando Gente - Sulapiesan
116. Ideias de Milene - Mylla
117. Paulistana de Carteirinha - Sulapiesan
118. Afeto, educação e sustentabilidade - Aline
119. Brincando e Aprendendo - Ana Paula
120. Alademim - Rosa Maria
121. Saiba História - Adinalzir
122. Falando de Saberes - Falando de Saberes
123. Escola Municipal Maria Cristina de Macedo Gomes - Susy Meire
124. Pingo de Gente - Lu Moraes
125. Blog do Christian Messias - Christian
126. Folhinha da Educação Infantil ISERJ - Silvana e Leila
127. DeCoração - Grazielle
128. A Turma do Amigão - Amigão
129. Lokytrp - CrazyAnge£
130. Palavras ao Vento - Maggie
131. Compartilhando as Letras - Sônia
132. Profª Érika Vecci - Érika
133. Blog Escola - Blogescolaonline
134. Serei Magrinha - Ana Cleide
135. Ser Professor um Exercício Diário - Fátima Lopes
136. Pesquisa de Química - Cristiana
137. SE LIGA, BRASIL!!! Aluno alienado, Brasil retardado - Renata
138. Alquimista.com - Paulo Donizete
139. Este meu jeito - Kyria
141. Cantinho da Leitura - Ismaelita
142. Recebi, Li e Gostei - Antonio Regly
143. Blog da Professora Raquel - Raquel
144. Blog do Pharis - Geraldo
145. Anjos Guerreiro - Carmen
146. S.O.S Física - Rodrigo
147. _Edu_cação Itanhaém - Eduardo
148. Bibliotequices e afins - Roseli
149. Sonhos & Melodias - Roseli
150. Orientando quem Orienta - Graça
151. Prô Plugada! - Silvia
152. Educação com Arte - Olímpia
153. Cantinho da Escola Zuleide - Olímpia
154. Aprendo_Cri@ando - Amara
155. Ensinar a Aprender - Vandinha
156. Caligrafia Divina - Iara
157. Educa Criança - Déia
158. Linguagens e Afins - krika
159. Minha Caminhada - Maria do Carmo
160. Visão Panorâmica - Arthurius
161. Pedablogão - Tiago
162. Sabidinhos da Ioio - Ioio
163. Dores e Delícias de ser Professor - Viviane
164. Espanolpuntocom - Lélia

207 comentários:

  1. O tema professores é bem interessante, ainda mais do brasil, onde a classe deveria ser melhor valorizada. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido amigo!

    Obrigada por sua visita e palavras de carinho.
    Pode cotar comigo e já estou levando seu selinho divulgação.
    Vou colocar lá em casa e divulgar direitinho!
    beijos e m seu coração!
    Adorei o tema pois o Brasil precisa resgatar nossos mestres, o que seria de nós se não fossem eles???

    ResponderExcluir
  3. Eu vou participar sim amigo...já vou levar o selo para o meu blog viu.
    Sou professor e estou na luta a favor da classe.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem?

    Eu fui professor por 4 anos e acredito que é uma das profissões mais desgastantes atualmente, pois o que leio na internet diariamente é o crescimento da violência nas escolas.
    É difícil prever o futuro desta profissão que honra a todos que a exercem ou a exerceram.
    Contudo, é preciso repensar a educação no Brasil, pois não há como ser otimista na situação em que vivemos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Valdeir,

    Será um prazer participar da Blogagem Coletiva "Professores do Brasil.
    Blog Filosofar é preciso
    http://filosofarpreciso.blogspot.com/
    Abraços,
    Marise von Frühauf

    ResponderExcluir
  6. Eu quero participar, mas não dei conta de colar o selinho.
    Com carinho Monica professora aposentada

    ResponderExcluir
  7. Retribuindo a visita...

    Interessante a proposta, mas será que as história vão representar o respeito, ou história de agressões...

    Fique com Deus, menino Valdeir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Vou participar.
    Catarino Alves
    www.blogdocatarino.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Valdeir!
    Com certeza, participarei! (estou levando o link)

    Embora eu não seja da área docente penso que posso deixar alguma contribuição em meu blog com um pequeno manifesto.

    Obs. mudando um pouco o foco de nossa conversa entrei em contato com você através de seu formulário, ok! Aguardo um retorno seu.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. É um ótimo tema! Professores no Brasil realmente são desvalorizados. Governos prometem melhorar as situações e etc. mas não se percebe muita mudança...

    Parabéns pela sua inciativa Valdeir! Precisamos de gente consciente!
    Grande abraço, sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Não sou professora, mas colei o selo no meu blog ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Nosso Grupo Pé de Cogumelo está nessa... Entramos de cabeça (lápis e caderno também) para homenagear inclusive nosso criador, um professor...
    Nossos sites e blogs participantes são:
    • Pé de Cogumelo - http://www.pedecogumelo.com/
    • Makaco Loko - http://www.pedecogumelo.com/makacoloko
    • Jogatina Virtual - http://www.jogatinavirtual.tk
    • Enquete Maluca - http://enquetemaluca.blogspot.com/
    • Lista de MSN - http://listademsn.blogspot.com/
    • BatePapo X - http://batepapox.blogspot.com/
    • Patinha LoL - http://patinhalolblog.blogspot.com/

    Abraços de cogumelo

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Por favor, conta com a minha participação...a gente sempre tem muito falar desta tarefa espinhosa que, no Brasil, é ensinar! No dia 15, o post estará no blog. abçs :)

    ResponderExcluir
  14. Vou participar, faço questão. Só não sei como colocar o selo no blog porque o meu é o básico do Dihitt e não lugar pra isso.O do blogger eu não uso e não tem como apagar a página.

    ResponderExcluir
  15. Completando o comentário:
    nome: marli fernandes
    blog: http://marli.dihitt.com.br

    ResponderExcluir
  16. Agradeço a todos que estão se engajando nesta causa. Estou indo “pessoalmente” a cada blog inscrito para agradecer pela adesão.

    Às pessoas que estão com alguma dificuldade, estou esclarecendo as dúvidas nos respectivos blogs.

    Os que ainda não se inscreveram, ainda há tempo. Esta blogagem não tem prazo limite de inscrição.

    Participem!!!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Tudo bem Valdeir?

    Já adicionei o selo. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  18. Valdeir,claro que vou participar,com muito gosto.Parabéns pela maravilhosa idéia.Abração.

    ResponderExcluir
  19. Vou participar! Sou profa. de Educação Física e estou na luta pela causa dos professores. Preciso de um pouco de tempo pra inserir o selinho no blog, pois é meu parceiro que faz essas coisas...mas to preprando já o post.

    Vânia
    http://cuidandodocorpo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. OLá !

    Pode contar comigo.
    Os professores condenados ao descaso,não pode continuar assim.
    Sem mestres,sem futuro.
    abçs
    Vou passar a seguir seu blog,siga o meu ooops

    ResponderExcluir
  21. Olá !!!
    Já copiei e colei em destaque no meu blog.
    bjkas

    ResponderExcluir
  22. São os profissionais que mais valorizo. Aqueles que merecem, deveras.

    Meu abraço, Valdeir.
    Estou de olho.

    Sigamos...

    ResponderExcluir
  23. Boa iniciativa, muito legal.

    Preciso pensar se vou participar, para não cometer a gafe de não publicar nada depois, rss

    te retorno em breve
    abraço

    ResponderExcluir
  24. Meu querido!
    Concerteza participarei dessa homenagem tão oportuna!!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  25. Já vou adicionar o banner no blogue! E quando voltar faço o postezito!! Adorei sua iniciativa! É uma data muito importante! Beijus

    ResponderExcluir
  26. Naturalmente, amigo. Sou de uma família de educadoras e não lhes segui o exemplo por causa da situação a que foram levados os professores do Brasil. Está aceito o trato!

    ResponderExcluir
  27. Excelente iniciativa! Eu e meus colegas estaremos participando, com certeza! Abraços cordiais,

    Alexandre.

    Nosso blog: http://educacaos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá Valdeir,

    Sinto-me muito honrada com o seu convite!
    Só não sei se estarei à altura...,
    mas se confia em mim...,
    quem sou eu para recusar desafios...?
    Não sou professora, mas tenho um filho professor, irmã professora, cunhado professor e tenho Grandes Amigos professores, alguns deles vós...meus queridos seguidores, que fazeis o favor de prestigiar o meu blog com os vossos comentários.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pelo convite!

    Será um prazer participar. Em minha próxima postagem coloco link pro seu blog e o selo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Valdeir, obrigado pela visita ao meu blog, e por esta me seguindo. Quando puder volte me dará muito prazer.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  31. Valdeir:
    Muito obrigado pelo convite!
    No entanto, como no blog eu só posto textos de Osho, o blog acaba não podendo participar de algumas blogagens coletivas que têm temas mais específicos, como esse proposto por você. A não ser que eu possa postar algo sobre educação de maneira geral. Aí acredito que Osho tenha discursado sobre essa questão.
    Aguardo sua resposta.
    Abração!
    Murilo

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pelo convite Valdeir, participarei sim com prazer!

    ResponderExcluir
  33. Vou participar do evento. Convido a todos a se juntar a nós a favor de um Brasil do qual possamos nos orgulhar com políticos honestos, éticos e com moral. Junte-se a nós contra o governo Lula, o mais cporrupto que já tivemos em nossa história.

    ResponderExcluir
  34. olá valdeir obrigado pela visita e comentário no meu blog, já tinha visto sobre a blogagem coletiva antes do post, mas acabei esquecendo de aderir. agora vou participar.

    uma questão. eu posso participar com meus dois blogs?

    por enquanto ja coloquei o selo no http://atentosja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. sendo assim também vou participar com o Blog

    http://odiariofelipense.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Valdeir gostei muito do Doutor Dolittle do poleiro eu ri aos montes rsrsr
    Bem, pensei a respeito e vou participar sim . é a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva, quero ver como é a experiência. Mas não vou participar com o desventuras e sim com o Livro de Amynon , pois acredito que vou desenvolver melhor o tema nele. o endereço é amynon.blogspot.com .
    um abraço !!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá Valdeir,
    cheguei até aqui através de seu comentário no blog do Amigão e é com imenso prazer que participo. Os professores deste Brasil merecem todo nosso apoio, protestos e homenagens!
    Conte comido. Foi um prazer conhecer teu espaço, ainda mais através de um tema tão nobre!
    Beijossss....

    ResponderExcluir
  38. olá, gostaria muito de participar desta blogagem... muito interessante, parabéns por esta iniciativa!!!
    meu blog: http://ivafpacini.blogspot.com

    bjocas

    ResponderExcluir
  39. Olá, Valdeir!
    Vi a proposta da sua blogagem e quero participar!
    Adorei a iniciativa e a oportunidade de chamarmos a atenção pra esse profissional primordial, mas tão desvalorizado...
    Meu nome é Nade
    Meu blog é Orgulho de Ser
    O link do meu blog é http://nadejane.blogspot.com/
    Prazer em conhecer o seu blog!
    Bjs, querido, e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  40. Será um grande prazer participar desta campanha acadêmica!
    brigadão pelo convite.
    http://jboscocartuns.blogspot.com
    abraços
    J.Bosco

    ResponderExcluir
  41. Valdeir : Seu blog é ótimo ,voltarei mais vezes ,embora nem sempre consiga comentar por ter pouco tempo.Obrigado por sua visita e seu comentário.
    Abraços


    P.S. Estarei nesta blogagem com certeza

    ResponderExcluir
  42. Olá Valdeir

    Também vou participar

    Abraço,

    Jorge

    ResponderExcluir
  43. Vou participar sim, esta iniciativa é importante demais.
    Abraço

    ResponderExcluir
  44. Muito legal essa campanha que você criou, Sou um professor frustrado, triste com a situação da educação no brasil, quero participar desta blogagem coletiva!!
    colei o banner da campanha em meu blog: freudflintstones.com
    fiz o post, divulgando a campanha, será publicado segunda feira dia 28/09
    abraços!

    ResponderExcluir
  45. Oi Valdeir,

    Vou nparticipar sim. O endereço do meu blog é http://dan-poucodetudo.blogspot.com/

    Obrigado pelo convite e
    Abraços

    ResponderExcluir
  46. Olá.....parabéns pela iniciativa......quero participar da blogagem coletiva.

    abraço.

    ResponderExcluir
  47. ops...esqueci de deixar as informaçoes....rsrs


    Cristina Cagliari

    http://criscagliari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  48. Vim lhe visitar amigo e te deixar uma palavrinha:
    O dia inteiro é uma rotina que se debulha.
    O pensamento causa a surpresa que fecunda o inesperado.
    Acontecem coisas deslumbrantes na mesmice de cada dia.
    A vida é uma caixinha de surpresa ...
    Só se dá bem quem não se assusta com o que tem dentro!
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  49. Valdeir, aqui estou, para participar da blogagem coletiva. Os professores merecem total respeito ao seu valioso trabalho. Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Quero participar!!!
    Meu nome é Camila Miranda e também sou professora!!

    ResponderExcluir
  51. Olá Valdeir
    Obrigada pelo seu convite, que me honrou muito. Não é só no Brasil que a profissão de professor está desvalorizada, aqui em Portugal temos tido uma grande luta, nos últimos dois anos, para manter a dignidade e alguns dos direitos da nossa classe.
    Por isso, participo com muito prazer, porque esta luta é de todos.
    Só tenho um problema: estou fora do país entre 10 e 17 de Outubro.Não sei quando poderei fazer o post. Diga-me alguma coisa.

    ResponderExcluir
  52. Opa, já topei o convite! Excelente iniciativa!!! Ficamos em contato. abraço!

    ResponderExcluir
  53. nome: Nathalia M.A
    blog: http://www.blogdanathyma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  54. Já colei o banner e vou divulgar para os amigos.
    Meu nome é Jeanne e o blog: http://crescerdatrabalho.blogspot.com/

    Abraço

    ResponderExcluir
  55. Olá Valdeir. Obrigada pelo convite. Ainda não me decidi, pois nunca fui professora, embora já tenha sido casada com um. Como ainda temos tempo, vou me permitir pensar um pouco mais sobre o assunto. De qualquer forma, sou-lhe grata pelo convite e por se tornar um conhecido de meu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  56. Olá Valdeir, adorei a ideia e obrigada pelo convite, já colei o banner, meu nome é cristina, meu blog é Fazendo a diferença, bjos

    http://baby-fazendodiferenca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  57. Olá Valdeir,

    passa pelo meu blog,
    tem lá uma coisa para ti!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  58. Já fiz o post no blog sobre a divulgação e coloquei o banner. Quero muito participar.
    Abraços,
    Janeisa
    http://brasildobem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  59. Amigo, quero participar, mas a vida aqui tá corrida e eu tou precisando economizar no tempo e no dinheiro rs por isso tenho entrado pouco. Contudo, amanha entro com mais calma e vou ver o que faço. Ando cheio de textos em casa, mas meio sem tempo pra digitar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  60. oi tio gostei muito da sua blogagem coletiva que conscientiza as pessoas a respeitarem mais os professores.

    ResponderExcluir
  61. Não sei se foi o selo que coloquei em meu blog, mas tive 7236 visitas em um só dia, nunca tive mais de 20 visitas por dia, agora estou tendo mais de 300 todos os dias, não divulguei e as visitas estão só aumentando. Quanto ao post, gostaria de sabe se tem que fazer o post se só colocar o selo basta?
    Abraços

    ResponderExcluir
  62. Maravilhosa sua iniciativa. Estou dentro. Vc voltou pra ficar então, que coisa boa. Vou recolocar seu link na minha lista. Abração, querido amigo!

    ResponderExcluir
  63. Olá, aceitando o convite da Luma, tb participarei da blogagem coletiva: Professores do Brasil.

    www.minhaopiniaoeasua.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  64. Vou participar. Sem as professoras e professores que tive, não estaria escrevendo hoje em dia.

    ResponderExcluir
  65. Estarei sim participando.. já irei colocar o selo em meu blog. http://profesuzana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  66. Olá!

    Obrigada pelo convite. Vou participar sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  67. Vou participar, adorei a iniciativa.

    Nome: Re Fierce
    Blog: http://reconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  68. Eu achei excelente a sua proposta. Também quero participar, dando a minha contribuição em meu blog "Mulher é desdobrável. Eu sou." http://tatianemomartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  69. O selo já foi colocado em meu blog. Sucesso.

    ResponderExcluir
  70. Vou participar.
    Muito Grato pela iniciativa.
    Valeu a Dica Roseli.
    http://ideiasemarteeducacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  71. Depois de trinta anos de magistério, não poderia ficar fora desta!
    Estou curiosa para ler os posts.
    Abraço.

    http://cinquentinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  72. Parabéns pela iniciativa. Estou me aposentando, depois de 31 anos de serviço e participarei, com muito prazer.
    Vera
    http://perolasesparsasnet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  73. Sou portuguesa, mas já percebi que tenho autorização para participar. Assim, já coloquei o selo no blog Coisas Banais e já está o post programado. Isto tudo para dizer: estou participando.
    Coisas Banais - http://coisasbanais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  74. Olá! Já vamos postar o selo no blog. Impossível ficar fora.
    http://alfabetizacaoemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  75. Olá Valdeir
    O selo já está no blog. Eu tinha colocado em outro blog que tenho e o mative lá também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  76. Já estou participando! http://joycepianchao.blogspot,com

    ResponderExcluir
  77. Olá valdeir,
    meu nome é Renata e vou colocar o selo em meu blog.
    Abraços, Renata Calasans

    ResponderExcluir
  78. Valdeir, a postagem está no ar:Tá chegando mais uma data importante, né, professor?

    Marcelo Moraes
    Abrazar La Vida: http://digitaqueeuteleio.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  79. Ótima ideia! Participarei certamente!
    http://proflenilda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  80. Olá, Valdeir, vai ser um prazer participar.
    Com certeza estou nessa.
    Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
  81. Oi Valdeir!
    Agradeço o seu convite e participarei oferecendo minha parcela de contribuição. Bjins e até lá!

    ResponderExcluir
  82. Já postei o selo da blogagem coletiva!
    Abraço,
    Prof. Lenilda

    ResponderExcluir
  83. Quero participar, acho que o tema é muito válido e importante.

    Kamila Silva

    http://mila-sutilmente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  84. Como professora não resisto a esta blogagem coletiva. Por favor, me inclua...he he he
    http://melhorart.blogspot.com

    Excelente idéia!

    ResponderExcluir
  85. Tô dentro! Além da minha profissão - historiador - ladear a licenciatura o tempo todo, eu também sou professor de Cartomancia!
    www.conversascartomanticas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  86. OI! VOU PARTICIPAR. E POR FAVOR ME INCLUA NESSA. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  87. Tia Sora,

    Você deve informar o endereço de seu blog, pois no seu perfil não consta nenhuma home page. Passe para mim o endereço, após isso eu inscrevo você na blogagem, ok?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  88. A união faz a força e precisamos nos unir mais.Estou participando com prazer!
    WWW.RELEITURASDEMUNDO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  89. Valdeir, se fosse possível, gostaria de participar com os meus 2 blogs. Caso não seja, poderia postar o selo no Amo a Educação Infantil.
    Obrigada pela atenção.
    Abraços,
    Renata Calasans

    ResponderExcluir
  90. Olá
    Quero participar da blogagem coletiva mas gostaria de saber se deve-se postar apenas textos inéditos, quero dizer, de autoria própria.
    Se puder me orientar eu agradeço

    Silvana

    ResponderExcluir
  91. COM CERTEZA VOU PARTICIPAR.NÃO ME DEIXE FORA DESSA!
    http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  92. Olá, adorei a idéia, estou nessa!!
    www.sabrinatassan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  93. Estamos nessa!

    Vou por o selo agora, mais tarde preparo o post

    ResponderExcluir
  94. Gostei a turma da JOANINHA esta nessa com CADERNO, LÁPIS,COMPUTADOR E CIDADANIA.

    blog: http://4seriea-joaninha.blogspot.com/

    email jojobesouro102yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  95. Olá Valdeir

    Já postei o selo no meu blog. Estou dentro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  96. Já estou com o selinho no Blog! Semana que vem farei minha publicação!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  97. Já estou com o selinho também.
    Meu nome é Vanessa Crecci.
    O blog que escrevo, junto a outros professores, é
    http://grupodesabado.blogspot.com/

    Gd abraço!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  98. Olá Valdeir, bom dia!

    Também vou participar.
    Já estou levando o selinho.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  99. Olá
    Também quero participar
    meu nome é Tathiana e meu blog é o Diário da Educação - SP:
    http://diarioeducacaosp.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  100. http://www.blogger.com/home
    A união faz a força!
    bellaprof@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. "Tô" nessa também!
    Meu blog é Anotações da Prô Rirela
    www.proportoseguro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  102. Vou participar sim.
    Professora Aloizia

    blog:http://ponteducacional.blogspot.com

    ResponderExcluir
  103. Ja inclui seu link e divulgação...agora só falta me aceitar.rsrs

    ResponderExcluir
  104. Como eu valorizo o ensino do nosso país, pois gosto muito de escrever textos que incentivam o valor do conhecimento e da informação. Após ler os regulamentos, quero participar da blogagem coletiva e já tenho em mente o que desejo escrever.

    Meu nome é Marcos Vinicius de Moraes e meu blog é http://aulas100.blogspot.com

    ResponderExcluir
  105. O blog do EJA estará presente.Vou participar da blogagem,porque como você também sou professora de Português,
    adoro escrever e também contar histórias.Venha fazer uma visita em meu blog.Ficarei muito feliz.
    http://ailce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  106. VOU PARTICIPAR TAMBÉM

    MEU BLOG É http://blog-artssi.blogspot.com/
    MEU NOME É SIMONE

    ResponderExcluir
  107. WANESSA CARDOSO, estou nessa também!! meu blog: http://wanakal-tecnologiaeeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  108. Pode contar com a minha participação!
    Ainda acredito em Educação de Qualidade, masmo que nossa classe ande tão desvalorizada...
    Usemos esse Dia do Professor para falar o que sentimos e compartilhar o que sonhamos! Até lá.
    carla patricia de Morais
    Blog Amo Alfabetizar www.bycarlapathy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  109. OLA!!! TUDO BEM!!!

    TAMBÉM QUERO PARTICIPAR DA BLOGAGEM COLETIVA E PARABENIZAR PELA INICIATIVA!!!

    VOU LEVAR O SELINHO PARA OS SEGUINTES BLOGS:

    1 - http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com
    2 - http://crechemarilac.blogspot.com
    3 - http://pousadainfantilsonhomeu.blogspot.com
    4 - http://tiafabiolamaluquinha.blogspot.com/
    5 - http://tiafabiolaecia.blogspot.com/
    6 - http://cantinhodobercario.blogspot.com/
    7 - http://tiafabiola.blogspot.com/
    8 - http://sucatadatiafabiola.blogspot.com/

    ABRAÇOS E BOA SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  110. excelente proposta. Quero participar, darei a minha contribuição lá no "Caldeirão de Ideias" http://http://nteitaperuna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  111. quero participar
    meu nome e vania
    blogger http://bloguinhovania.blogspot.com/
    bjs mil

    ResponderExcluir
  112. pode me incluir!
    meu nome é Adriana
    meu blog: http://www.nadacontraoverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  113. Olá! Adorei a idéia, quero participar!
    Meu nome é Renata
    meu blog: http://www.officinadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  114. Adorei a ideia, voupara levar o selo para o meu blog e espero que neste dia 15 de outubro muitas pessoas pensem na importante figura do professor!
    Um agraço
    Graziele

    ResponderExcluir
  115. Olá Valdeir,
    Vim conhecer o seu espaço por indicação da amiga Andrei do blog Devaneios do Cotidiano. Gostgei pacas e já vou me tornar um seguidor e vou linkar lá em casa também.
    A proposta da blogagem foi ótima. Parabéns.

    Meu nome é Vagner
    Meu blog: http://www.oliricocronicas.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  116. Olá!
    Sou estudante de pedagogia.
    Também quero participar!

    Flávia Capistrano
    http://e-pedagogico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  117. Olá, colega!

    Conte comigo nessa publicação.

    Dia 15 de outubro é uma data mais que especial e devemos valorizar mais aqueles que nos abrem caminhos para o futuro!

    Sou Ana Cristina e meu blog é

    www.tiaanacristina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  118. Oi Valdeir!

    Obrigada pela visita!
    Já resolvi o problema com os comentários
    Obrigada por me avisar.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  119. Oi!!!!
    Vim agradecer a visitinha e dizer que os blogs são meus, porém cada um com conteúdo diferente!!!!!
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  120. Oi!!! Com um prazer enorme vou participar da Blogagem Coletiva pelo dia do Professor!!!
    Eu sou Andrea Ualt, professora, e o endereço do meu blog é:

    www.blig.com.br/andreaualt

    ResponderExcluir
  121. Educando e Educador http://educandoeducador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  122. Formando Gente http://norteadoreseducain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  123. TB ESTOU NESSA BLOGAGEM PORQUE ALÉM DE TUDO SOU PROFESSORA E COMO TAL QUERO SER VALORIZADA!!!
    O MEU BLOG É O IDEIAS DE MILENE:
    http://ideiasdemilene.blogapot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  124. Paulistana de Carteirinha http://dapenaomouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  125. Olá! Terei prazer me participar deste movimento e já divulguei em meu blog! Meu nome é Aline e meu blog é http://alineel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  126. Boa Noite!!! Estou participando deste evento!!!
    Meu blog "Brincando e Aprendendo"
    http://anajvn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  127. Blog da Alademim
    Olá Valdeir,
    Adorei sua iniciativa!Parabéns! Não só irei participar dessa manifestação cultural como também já colei o banner no meu blog e irei divulgar aos meus amigos.
    Sou a professora Rosa Maria
    Meu e-mail é alademim@uol.com.br
    Meu blog é http://rpofrosamaria.blogspot.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  128. Será um prazer participar. Pode contar comigo no dia 15 de outubro. O link do meu blog é: http://saibahistoria.blogspot.com

    Abraços, :-)

    ResponderExcluir
  129. GOSTEI DA IDEIA! JÁ COLEI O SELINHO NO MEU BLOG...E ESTOU TE SEGUINDO. JOSELIA CORINGA- CARNAUBAIS/RN
    MEU BLOG: WWW.FALANDODESABERES.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  130. Nós da Escola Maria Cristina também queremos participar!!!
    www.emmariacristina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  131. Amei!quero participar WWW.pingodegente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  132. Olá!

    Também estou nesta corrente!

    Blog do Christian Messias
    http://www.vooz.com.br/blogs/christian-messias

    ResponderExcluir
  133. Adorei a iniciativa.
    Claro que partciparemos com muito orgulho.
    Apesar de tanta desvalorização, amamos nosso trabalho.

    Folhinha da Educação Infantil do ISERJ
    http://educacaoinfantil2etapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  134. Adorei a idéia!!!!
    Grazielle Horst
    decoracaopresentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  135. Adorei a idéia!!! Também quero participar!
    www.decoracaopresentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  136. Claro que participaremos com muito orgulho !!!
    Amamos nossa profissão!!!
    Conte conosco.
    FOLHINHA DA ED. INFANTIL DO ISERJ
    http://educacaoinfantil2etapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  137. Olá, colega!

    Sou professora, não do Brasil, mas deste lado do Atlântico, de Portugal. No entanto, parece que a imagem e valorização social dos professores anda pelas ruas da amargura nestes dois países irmãos, por isso, e caso seja possível, vou aderir a esta blogagem colectiva.

    Sou a Maggie das "Palavras ao Vento" (http://saocomocristalaspalavras.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  138. Oi, quero participar. Estou dando um curso sobre o uso pedagógico do blog para professores da Rede Municipal de Cabo Frio e pedi aos meus alunos que participem da sua campanha. Temos um blog onde fazemos postagens coletivas. É nele que vou postar minha participação.
    http://blognaeducacaontmcf.blogspot.com/
    Um abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  139. Lilian, proprietária do blog http://blognaeducacaontmcf.blogspot.com

    Seu blog está aberto apenas para assinantes. Por favor, ative-o para ser lido publicamente. Assim, todos os inscritos na blogagem coletiva "Professores do Brasil" irão conhecer sua opinião, ok?

    E me avisa.

    Obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir
  140. Valdeir,
    Pode incluir o Compartilhando as Letras, pois vou participar. É um assunto relevante e vai conscientizar a população.Beijos

    www.compartilhandoasletras.com

    ResponderExcluir
  141. Já coloquei o selinho da Blogagem Coletiva lá no Compartilhando as Letras.Para mim é uma honra participa.Sou professora da Rede Municipal do RJ, tabalho desde 1978. É uma profissão desgastante, não dou aulas, sou professora readaptada.

    ResponderExcluir
  142. Já aderi a esta blogagem!
    Sou a Profª Érika Vecci e meu blog é:
    www.erikavecci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  143. Olá,

    Vou participar também.
    http://blogescolaonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  144. Oi
    Parabéns pela iniciativa!

    Quero participar também, apesar da temática do meu blog, não ser sobre educação, mas como professora não posso deixar de participar.

    http://sereimagrinhaefeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  145. Olá!
    Gostei muito da sua ideia. Parabéns!!!
    http://serprofessorumexerciciodiario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  146. Olá!
    Gostei da ideia. Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  147. http://crispassinato.wordpress.com/2009/10/11/professores-do-brasil-%E2%80%93-blogagem-coletiva-%E2%80%93-participe/

    Também estarei postando e participando da blogagem com minha postagem, podem contar comigo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  148. Outro blog meu participando:

    http://wp.me/swNA1-17

    Um abraço

    ResponderExcluir
  149. Olá!!!
    Sou Renata - professora de Português de uma escola tecnológica.
    Meu blog é:
    estudosdelingugem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  150. Participamos com muito orgulho dessa blogagem...
    http://alquimistaspontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  151. Ninguém, fora da família, é tão importante quanto o professor. Minha reverência a todos que nos ajudam a educar nossas crianças usando a sabedoria. Bjs
    www.esteemeujeito.blogspot.com.
    Vou levar o selo para blogagem coletiva

    ResponderExcluir
  152. Referencio a todos os professores que ajudam, com sabedoria a formar novos cidadãos. Abs
    Walkyria
    www.esteemeujeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  153. Ola!
    Sou Isma Profa ,leciono em escola público tenho um blog
    onde posto minhas atividades na escola gostaria de participar,abraços
    http://cantinhodaleitura2009.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  154. Valdeir,

    Também irei participar. Só não coloquei o selo ainda porque estou dependendo da minha filha colocar para mim.

    http://recebiliegostei.com

    Abraço,

    Antonio

    ResponderExcluir
  155. Quero participar também! Me Chamo Raquel Vacario de Souza
    http://vacario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  156. Vou participar também, afinal boas histórias e boas professoras eu tive de montão (graças a Deus)

    Pode contar comigo

    Blog do Pharis - http://pharisfaces.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  157. Olá pessoal! Tomamos conhecimento da blogagem coletiva através do Luz de Luma. Podem contar conosco no dia 15.
    Carmen e Maria Célia

    anjoseguerreiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  158. Acabei fazer o post de divulgação. Gostaria que de adicionar meu blog à lista:
    http://edu-cacao.blogspot.com/

    Parabéns pela iniciativa! Abraços!

    ResponderExcluir
  159. Professores, professar...Histórias eu vou contar!!!!
    Amei a ideia!
    Divulgarei!

    Graça Santos

    www.orientandoquemorienta.blogspot.com

    http://conexaoprofessor.ning.com/profile/GRACASANTOS

    http://comoescolherminhaprofissao.ning.com/



    Graça Santos

    ResponderExcluir
  160. Olá Adoraria poder participar também deste evento, vi no blog das minhas amigas e gostei da idéia.

    Silvia

    proplugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  161. Olá Valdeir, será um prazer participar da Blogagem Coletiva Professores do Brasil.
    Estou levando o selinho para os blogs:

    Educação com Arte
    http://tiapimpa.blogspot.com
    e
    Cantinho da Escola Zuleide
    http://zulfernandes.blogspot.com

    Juntos na luta por uma educaçao de qualidade!
    Olímpia

    ResponderExcluir
  162. Olá,

    O Aprendo_Cri@ndo já aderiu à campanha.
    Vamos falar dessa profissão tão maravilhosa.

    Abraços,

    Amara Pedrosa
    http://aprendocriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  163. Pode deixar, amigo. Pensei nisso também (posts diferentes para cada bolg)!
    Olímpia

    ResponderExcluir
  164. Oi Valdeir,
    Entrei hoje para dar uma conferida e observei que meu nome não se encontra na lista dos participantes. Pode colocar meus dois blogs que irão participar.
    http://bibliotequiceseafins.blogspot.com
    http://sonhosmelodias.blogspot.com
    Abraço e até o dia 15.

    ResponderExcluir
  165. Muito bacana termos um espaço nosso para trocarmos informações e angústias. Feliz dia dos mestres para nós.

    ResponderExcluir
  166. Queridos professores,estou ainda me acostumando com os blogs. Conto com a ajuda de vocês.Abraços.

    ResponderExcluir
  167. Estarei participando. vandaberger.blogspot.com

    ResponderExcluir
  168. Adorei a ideia:

    www.caligrafiadivina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  169. Olá, fiz a chamada para a blogagem http://migre.me/8YTp

    Quero também te convidar para o videochat videochat que acontecerá amanhã às 15h e abordará o tema “Consumo consciente para o universo infantil” . O conteúdo do chat servirá de apoio para a Blogagem Coletiva que acontecerá do dia 25 a 31 de outubro.
    Vamos conscientizar nossas crianças sobre a importância da organização financeira e do consumo consciente.
    Acesse http://migre.me/8YAc
    Espero por você!

    ResponderExcluir
  170. Maravilhosas ideias, amei seu blog. Estarei acompanhando a partir de hoje. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  171. OLÁ,Eu postei agora, um comentário sobre professores em meu blog linguagemeafins.blogspot.com ,antesde ler sobre a coletiva amanhã. Eu poderia participar com esta postagem?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  172. Achei a proposta interessante e participarei.

    Um abraço.

    http://www.visaopanoramica.com

    ResponderExcluir
  173. Pedablogão!
    Boa tarde! Gostaria de participar deste movimento!
    O endereço é o seguinte:
    http://pedablogao.blogspot.com
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  174. Obrigada pelo retorno,minha matéria está prontinha pra sair do forno....

    ResponderExcluir
  175. BLOGAGEM COLETIVA ACERCA DO TEMA PROFESSORES, EIS AÍ UMA EXCELENTE INICIATIVA. PARABÉNS AO IDEALIZADOR.
    É ÓBVIO QUE QUERO PARTICIPAR!
    MEU ENDEREÇO: HTTP://SABIDINHOSDAIOIO.BLOGSPOT.COM
    ABRAÇOS E ATÉ MAIS.

    ResponderExcluir
  176. Vou participar
    Sou Viviane do http://doresedelicias-professor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  177. Gostamos muito da idéia, já adicionamos o selo no nosso blog:
    http://espanolpuntocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  178. Parabéns a todos os professores que lutam por seus ideais e colaboram para o desenvolvimento educacional em nosso país.

    ResponderExcluir
  179. selo e comentário já postados!
    vamos aos protestos!

    Aulas de Educação e Movimento
    http://aulasdeeducacaoemovimento.blogspot.com/

    Bruno

    ResponderExcluir
  180. Blogagem Coletiva: Dia dos Mestres => A Professora que Eu Nunca Esquecerei http://wp.me/p56IZ-1vT

    ResponderExcluir
  181. Oi!!

    Ainda dá tempo??

    Não me inscrevi antes pois pensei que não conseguiria!!!

    Mas consegui!

    E estou nessa!!!

    Abraços!!!

    http://ufabloguei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  182. Artigo publicado camarada!

    http://www.visaopanoramica.com/2009/10/15/dia-dos-professores-comemoraes-e-um-pesadelo-difcil-de-acabar/

    ResponderExcluir
  183. Adorei a maneira de homenagear.
    Vou postar agora.
    Parabéns a todos e a mim também que apesar de aposentada não deixei de ser uma professora.
    Maria Célia
    http://anjoseguerreiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  184. Ainda dá tempo? Eu postei um texto e gostaria de participar. http://blogosferamarli.blogspot.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  185. GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR!!!POR FAVOR ACEITE.EU POSTEI UM TEXTO E ESTOU TENTANDO FAZER OS PASSOS NECESSÁRIOS.SOU NOVA NESSA NOVA TECNOLOGIA, POR ISSO DEMOREI PARA CONSEGUIR.
    PPOR FAVOR ACEITE.
    OBRIGADA
    PRO HELENA

    ResponderExcluir
  186. MEU BLOG:
    http://cantinhodaprohelena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  187. Artigo publicado junto ao selo.
    Assunto: Incentivar o gosto pela leitura. Ainda há tempo?

    http://aulas100.blogspot.com

    ResponderExcluir
  188. Sêlo publicado no meu blog:
    http://psavioalves.blogspot.com

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  189. Coloquei uma mensagem de minha autoria.

    Valeu Valdeir.

    Você fortalece nossa classe.

    Feliz Dia!

    ResponderExcluir
  190. Já publiquei as postagem nos blogs. Gostaria de incluir o outro blog que ainda não está na lista:

    http://agentesdaeducacaoecultura.blogspot.com/

    abraços!

    ResponderExcluir
  191. Muito legal esta blogagem, quero participar... estarei postando agorinha o tema... meu blog: http://infinitodacris.blogspot.com

    Ótima iniciativa...ameeii...e já estou seguindo seu blog tb!

    ResponderExcluir
  192. Pronto, já postei em:

    http://thirinhas.wordpress.com/2009/10/15/dia-do-professor/

    Parabéns por essa mobilização on-line.

    Valeu mesmo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  193. http://nadacontraoverso.blogspot.com/2009/10/meu-professor-inesquecivel.html

    ResponderExcluir